Scratch 3.0: rode seus games no celular!


A principal plataforma de ensino de programação em blocos estará com cara nova a partir de Agosto de 2018. A primeira versão do Scratch foi lançada em Maio de 2007 e após onze anos, já conta com cerca de 350 mil usuários ativos que compartilham mais de 1 milhão de projetos por mês! As principais estatísticas da plataforma do MIT podem ser acessadas nesse site.

E quais são as principais novidades da versão 3.0?

A mudança mais relevante será a migração para a tecnologia web em HTML5, sem a dependência da extensão do Flash Player. Com esse novo editor web será possível jogar e editar os projetos em tablets, enquanto em mobile apenas jogá-los! Essa novidade certamente aumentará a base de usuários ativos e ajudará na divulgação da plataforma ao redor do mundo. Ele já é utilizado em mais de 150 países e está disponível em mais de 40 línguas. O Scratch ficará muito mais rápido e rodará em muito mais dispositivos.

A disposição na tela também está mais intuitiva. O fluxo de construção do seu código segue o sentido da leitura, com a lista de comandos e botões à esquerda, scripts ao centro e tela do jogo à direita. Você pode ter uma idéia da nova disposição na imagem abaixo. Além disso, os blocos estão todos em uma lista só, o que pode facilitar a visualização das opções pelas crianças e adolescentes.

Mais algumas alterações pontuais que valem ser citadas: as informações dos atores estão muito mais acessíveis; botões de “Listas” novos, como verificar se uma string está contida em outra; algumas outras opções de “tocando em”; botões novos de efeitos de som; extensões de botões sensíveis a vídeos.

O projeto está em fase final de desenvolvimento e você pode acompanhar todas as novidades no código pelo Github. A Let’s Code utiliza essa grande plataforma para os seus cursos de Kids, Games & Coding e já estamos nos preparando para essa nova fase. Que comece o código!