Ensino personalizado: inteligência artificial em sala de aula

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca construir mecanismos e dispositivos que simulem a capacidade de uma mente humana, como pensar e resolver problemas simples ou complexos. Com a evolução da tecnologia, a IA ganhou mais força e espaço, o que possibilitou a criação de plataformas de ensino, em que o estudante tem acesso a conteúdos de aulas, vídeos e exercícios online.

Essas plataformas já são utilizadas em algumas escolas brasileiras. As informações armazenadas por ela são de grande importância para o corpo docente perceber quais alunos estão com mais dificuldade e assim permitir que eles dêem uma atenção especial àqueles alunos, sanando possíveis dúvidas e reforçando qualquer conteúdo estudado. A tecnologia não deve ser usada para substituir o professor, mas sim para ajudá-lo a aperfeiçoar e otimizar suas aulas.

Ao redor do mundo, diferentes projetos estão aplicando a tecnologia e a Inteligência Artificial em busca de avanços no processo de aprendizado. Na California, temos a AltSchool. Eles utilizam uma plataforma personalizada para cada aluno, como uma espécie de “playlist”, em que o aluno tem vídeos, textos e exames conforme suas preferências e suas dificuldades de ensino.

Um recente relatório do grupo editorial britânico Pearson decifra como a inteligência artificial transformará positivamente a educação nos próximos anos. Segundos os autores do relatório, “…o futuro oferece o potencial de ferramentas e apoio ainda maiores. Não existem barreiras técnicas para a criação de companheiros de estudo alimentados por IA. Eles irão acompanhar o estudante ao longo dos anos – dentro e além da escola… Novas formas de avaliação que medem a aprendizagem enquanto ela está ocorrendo, moldando a experiência em tempo real”.

Infelizmente enfrentamos um problema muito grande com a falta de infraestrutura necessária para que essa plataforma seja implantada no Brasil. Conexão insatisfatória de internet e a falta de um rede mínima de computadores em diversas escolas (principalmente as públicas) são os principais gargalos para o avanço dessa tecnologia.

Venha conhecer mais sobre IA e como ela funciona em nossos cursos aqui na Let’s Code!