Ranking das linguagens de programação mais populares de acordo com GitHub.

O GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git, um sistema de gerenciamento com ênfase em velocidade e trabalhos em grupo. Ele permite que qualquer usuário cadastrado na plataforma contribua em projetos privados ou Open Source de qualquer lugar do mundo.

Milhares de usuários e desenvolvedores usam o GitHub para compartilhar códigos e criarem projetos em grupo. Em 2017, após 10 anos no ar, a comunidade do GitHub atingiu 24 milhões de usuários e a quantidade impressionante de 67 milhões de repositórios (pastas criadas para armazenar seus arquivos).

O GitHub é o lugar ideal para projetos abertos, onde são desenvolvidos utilizando mais de 330 linguagens diferentes. A mais utilizada atualmente dentro da plataforma de acordo com as pesquisas é o JavaScript. Ele é a principal linguagem de programação para páginas de internet. Um exemplo de sua utilização (dentre muitas outras) são funções que ao errarmos o preenchimento de um campo na web, como o seu CPF, o sistema consegue descobrir o erro antes de enviar o formulário para servidor, tornando o processo muito mais eficiente.

Podemos notar também que a linguagem Python ultrapassou o Java, se tornando a segunda linguagem mais utilizada dentro da plataforma, com 40% a mais de “pull requests” abertos este ano comparado ao ano passado. Esse ganho ocorre pois o Python, além de ser uma linguagem de propósito geral (buscar dados, criar planilhas, exibir resultados), é expressivo e consegue fazer muita coisa com poucas linhas de comando, o que o torna ideal para aplicações científicas.

O PYPL (Índice popular da linguagem de programação) foi criado para analisar a quantidade de tutoriais de programação que são pesquisados no Google. Quanto mais um tutorial é pesquisado, mais popular ela se torna. De acordo com os estudos, nos Estados Unidos, o Python teve um crescimento de 9.1% nos últimos 5 anos, e o Java uma perda de -7.0%. Se você acompanha as tendências do mundo da programação, essa pesquisa pode te ajudar a escolher qual linguagem você deve aprender e/ou melhor se encaixa no desenvolvimento do seu novo projeto.

A boa notícia é que a Let’s Code possui cursos das três linguagens mais em alta: Python, Java e JavaScript (em nosso curso de HTML). Clique para saber maiores detalhes.