Teste A/B: melhore a conversão de email marketing


O email marketing tem como objetivo agilizar e otimizar os processos das empresas no atendimento aos clientes. Sua presença está cada vez mais presente devido ao sucesso de seu alcance, baseado em relatórios e análises gráficas. Dentro das diversas opções de customização que a ferramenta oferece, muitas marcas acabam se perdendo ao decidirem pequenos elementos que são primordiais no sucesso das campanhas.

O layout da informação, a periodicidade de envio, e o teste A/B são elementos influenciadores nos cliente para abrirem, lerem e clicarem nos links. Mas o que é esse teste A/B?

Vamos imaginar que você enviará um email marketing. Porém, conforme a imagem abaixo você ainda não decidiu se deve inserir um titulo grande (cenário A) ou pequenos subtítulos (cenário B). O teste A/B irá ajuda-lo nessa decisão! Você deverá criar as duas ou mais versões distintas de uma campanha que serão disparadas para uma pequena amostra de seus potenciais clientes. Ao final, compara-se qual versão obteve um melhor retorno, e, em seguida, a campanha com um melhor desempenho será enviada ao restante da amostra.

Vale destacar, que este recurso não é usado apenas em email marketing ou formulários. Ele está aplicado em diversas ferramentas de marketing e no dia-a-dia do empreendedor: call-to-action (botões para conversão); imagens; headlines (títulos).

Para aperfeiçoar ainda mais a campanha e evitar que o email caia na caixa de spam, recomenda-se não inserir imagens pesadas ou excesso de informação. Mas, caso necessite inseri-las, o melhor caminho é codificar a sua mensagem! Não sabe programar? Venha aprender na Let’s Code e codifique seu email marketing.