5 Melhores Python Frameworks para o seu site

Python é a linguagem do momento. Segundo o Stack Overflow Survey 2019, python é a linguagem de programação que mais cresceu no último ano, ultrapassando linguagens tradicionais como Java e C# em popularidade.

A linguagem está sendo amplamente utilizada em Ciência de Dados, Big Data , Machine Learning, IOT e suas aplicações não param por aí.

A queridinha do momento também é muito popular na área de Desenvolvimento Web. Gigantes da tecnologia como GoogleInstagram e Netflix e até mesmo a NASA utilizam Python como parte do desenvolvimento de seus sistemas.

Neste post, deixaremos você por dentro de 5 dos melhores Frameworks para você começar a desenvolver sua própria aplicação web utilizando Python.

Antes de Qualquer Coisa, o que é um Framework?

Um framewok pode ser entendido como um kit de ferramentas que contém funções, módulos e outras estruturas de código que facilitam o processo de desenvolvimento de software. Usar um framework para o desenvolvimento de aplicações web significa não ter que se preocupar em desenvolver soluções para problemas comuns a todas as aplicações web como gerenciamento de protocolos e processos, permitindo ao desenvolvedor manter o foco no objetivo final de seu sistema.

Portanto, a utilização de frameworks, torna o processo de desenvolvimento mais rápido, objetivo e acessível para programadores de diferentes níveis e backgrounds.

5 – Dash

Dash App

Dash é uma framework criada especialmente para a construção de aplicações web analíticas. Aqueles que já utilizam Python para análise, mineração, modelagem e visualização de dados tem grandes motivos para utilizá-la.
Essa framework utiliza recursos do Flask, Plotly.js e React para a criação de interfaces de usuário baseadas na web, que contenham gráficos interativos, responsivos e reativos utilizando somente Python Puro.
Caso você esteja curioso sobre como Dash funciona, os criadores da biblioteca escreveram uma excelente introdução sobre ela no link

4 – Bottle

Bottle

O Bottle é um micro-framework WSGI distribuído em um único arquivo, sem dependências além das bibliotecas built-in do Python. Portanto foi projetado para ser simples, leve e rápido.
A palavra micro não quer dizer que ela não seja poderosa ou que faltem funcionalidades a ela, mas sim, que ela mantém seu núcleo simples o bastante para que o desenvolvedor não seja obrigado a utilizar determinado banco de dados ou sistema de template, por exemplo. O bottle inclui sistema de template, rotas, gerenciamento de cookies e sessões além rodar em sua máquina um servidor HTTP para testar suas aplicações.

3 – Tornado

tornado

Desenvolvida inicialmente pela FriendFeed, empresa comprada pelo Facebook, o framework Tornado se destaca por ter poder para lidar com milhares de conexões simultâneas.
Além de usar non-blocking network I/O, ela oferece também recursos como sistema de template, Request Handler, servidor HTTP para testar suas aplicações e muitos outros.

2 – Flask

Flask

Outro micro-framework na lista, o Flask é baseado na biblioteca Werkzeug(Toolkit para WSGI) e no sistema de template Jinja2.
Esse framework provê um modelo simples para o desenvolvimento web, o que é totalmente compatível com a filosofia da linguagem Python.

Ele possui recursos para lidar com requests e responses, controle de cache, cookies, status HTTP, roteamento de urls e muitas outras ferramentas poderosas para qualquer desenvolvedor web.

1 – Django

Django

Com Django é possível desenvolver uma aplicação web completa de maneira muito rápida, ter seu código sempre limpo e organizado, sendo esses alguns dos motivos que levaram o framework a ser um dos mais utilizados no mundo.
O framework também ganha muito pontos no que diz respeito a sua documentação, que é muito bem escrita, possibilitando tanto ao novo desenvovedor como ao experiente uma excelente fonte de consulta.

Além de tudo o que já foi dito, o Django também inclui sistemas de template, sistema de rotas, internacionalização, cache, construtores de formulários, ORM , Middlewares e sua famosa interface administrativa automática (Django admin).

E agora? Qual eu escolho?

Além dos que listamos, existem muitos outros frameworks Python para o desenvolvimento web. Caso você precise desenvolver um protótipo de uma aplicação simples, frameworks como Bottle ou Flask seriam ótimas opções. Mas caso você precise desenvolver uma aplicação mais robusta, seria ótimo considerar utilizar o Django. Na escolha de uma framework, leve sempre em consideração o tipo de problema que você precisa solucionar para escolher o mais adequado a você e seu time.