Por que abrir mão do Excel e programar em Python?


Muitos alunos nos perguntam quais seriam as vantagens de utilizar Python no lugar de Excel. Não entendem o porquê de programar, se já utilizam uma ferramenta pronta da Microsoft que possibilita (com simples comandos) organizar, filtrar e analisar dados.

Não é a toa que mais de 80% das empresas utilizam e consideram o Excel como o principal aplicativo corporativo. Além de possuir uma interface moderna e sempre atualizada, eles proporcionam sua própria linguagem de programação, VBA (detalhada mais para frente), que interage todos os programas Office. Por que então não a utilizamos e deixamos a programação pura de lado?

A resposta é simples: limitação de análises/informações, rapidez e produtividade.

O déficit de uma linguagem capaz de comunicar-se com aplicações externas é um dos principais motivos para a própria Microsoft querer permitir a integração de Python como linguagem de scripts em suas planilhas. Desde 2015, a empresa já investiga como estruturar essa aproximação após diversos feedbacks de seus usuários. Atualmente, seus desenvolvedores solicitam aos interessados que preencham um questionário para auxiliá-los nesse processo.

Voltando a um passo atrás, vamos entender a fundo a linguagem do Excel e Python. Visual Basic for Applications, mais conhecido como VBA, é a linguagem de programação incorporada aos programas do pacote Office. Derivada da Visual Basic e desenvolvida pela Microsoft, ela permite a criação de macros e a análise de dados nas planilhas do Excel. Python por sua vez é a linguagem de programação mais versátil disponível atualmente. Ela ocupa o primeiro lugar no ranking das linguagens mais populares de acordo com a PYPL e o terceiro lugar de acordo com a RedMonk. Todo essa fama ocorre devido a três grandes razões: fácil aprendizagem, ampla variedade de aplicações e disponibilidade de bibliotecas de código open source.

Diferentemente de Python, o VBA foi criado com um propósito específico: programação para o Excel. Devido a isso, PY detêm um poder muito além de manipulação de arquivos e planilhas, e pode desenvolver algoritmos muito mais complexos para aplicativos, sites e sistemas. Segue abaixo algumas breves aplicações que diferenciam essa linguagem:

  • Web scraping: através de Python, programadores utilizam essa técnica para extrair dados da internet e coletar informações úteis. BeautifulSoup é uma biblioteca de código comumente utilizada para essa aplicação. Para quem não sabe o significado de biblioteca, elas são linhas de código já prontas para importarmos em nossos computadores e utilizarmos essas funções sem nos preocuparmos em desenvolve-las.
  • Machine Learning: enquanto no Excel temos disponíveis apenas algumas funções estatísticas e regressões simples, as bibliotecas de aprendizado de máquina estão cada vez mais sofisticadas e são totalmente gratuitas em Python. Os exemplos mais comuns são Scikit-learn e TensorFlow, com contribuição de toda a comunidade open source e empresas como Google, Amazon e Microsoft.
  • Data Science: todas as funções matemáticas e geração de gráficos do Excel também estão disponíveis em bibliotecas como Matplot Lib e Pandas. Temos uma flexibilidade de integração com sites e sistemas muito maior ao utiliza-las em Python.

As vantagens não param por aqui. O armazenamento de dados no Python é realizado através da memória das máquinas. Ou seja, o limite será determinado de acordo com a capacidade de alocação do computador em uso. Mesmo os mais simples, apresentam uma margem muito maior do que o Excel, o qual armazena 1.048.576 linhas e 16.384 colunas.

Outro ponto que não deve ser esquecido é a velocidade do processamento. Por PY ter se originado da linguagem C o processamento de dados se tornou muito mais veloz comparado aos programas do pacote Office. Essa diferença não pode ser ignorada, pois nos proporciona agilidade e produtividade, principalmente quando trabalhamos com big data.

Quer aprender Python mas não sabe por onde começar? Acesse seu site https://www.python.org e já comece. Diferentemente do VBA, PY é uma linguagem gratuita!