Você sabe quem foi Alan Turing, o pai da computação?

O governo britânico decidiu fazer uma mudança em suas notas: a partir de 2021 a libra esterlina de £50 irá carregar a imagem de Alan Turing. Você conhece quem foi esse matemático e suas contribuições para  a computação? Neste artigo vamos contar sua história e como suas descobertas ajudaram os Aliados a derrotar a Alemanha Nazista.

Vida

Turing nasceu no ano de 1912, em Londres. Com apenas 15 anos já resolvia problemas matemáticos complexos e demonstrava interesse por ciências e lógica. Estudou no  respeitável colégio Sherborne School, ademais foi lá que conheceu Christopher Morcom e se apaixonou. Christopher morreu cedo, mas marcou a vida de Alan definitivamente. Na Universidade estudou matemática em Cambridge, aliás graduou-se com honras.

Se consagrou no meio acadêmico quando concebeu, décadas antes do primeiro computador, a Máquina Universal. Ele criou um modelo abstrato de computador, trabalhando nos aspectos lógicos do seu funcionamento, sem se preocupar com as implementações físicas. É esta abstração que fundamenta a computação moderna. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.

 

Máquina de Turing criada anos após sua morte

Máquina de Turing criada anos após sua morte

Uma outra contribuição de Turing foi definir um critério para dizer se uma máquina possui inteligência. Segundo sua definição uma máquina inteligente é aquela capaz de responder perguntas aleatórias, assim como um humano. Essa definição hoje é chamado de Teste de Turing.

Hoje inteligência artifical está sendo amplamente utilizada como em redes neurais, processamento de linguagem natural e tendo aplicações em traduções e até mesmo no mercado da arte.

Deseja aprender Inteligência Artifical? A Let’s Code possui o curso certo para você!

Guerra

Na Segunda Guerra Mundial a Alemanha Nazista desenvolveu um enorme trunfo: a Máquina Enigma, que era uma poderosa e sofisticada ferramenta de criptografia. Era considerada totalmente indecifrável e permitia tropas alemães trocarem informações e táticas de maneira segura.

 

Máquina Enigma vista por dentro

Máquina Enigma

Turing trabalhou junto com a inteligência Britânica e liderou a equipe que fez o impossível: criou um meio eletrônico, chamado de Bombe, que conseguia quebrar a Enigma e desvendar os códigos. A Bombe era tão eficiente que historiadores estimam que ela foi responsável por antecipar o fim da Guerra em pelo menos dois anos.

Máquina Bombe que decifrava os códigos da Enigma

Máquina Bombe

Morte

Apesar de suas valiosas contribuições ao país, Turing não teve um final heróico. Em 1952 foi condenado à castração química por sua homossexualidade. Dois anos depois seu corpo foi encontrado e a provável causa de morte foi o suicídio através de cianeto.

Mais de 50 anos depois o Primeiro Ministro inglês pediu desculpas em nome do governo e posteriormente, em 2013, a Rainha Elizabeth II o perdoou. Sua dramática história motivou a Lei Turing que perdoava homens homossexuais que foram condenados anteriormente.

Em 2014 foi lançado o filme O Jogo da Imitação contando sua história. Aliás ele ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado e é uma ótima opção de filme para o final de semana.